quarta-feira, 26 de junho de 2013

(Sem ideia do que colocar aqui) - Sistema político no Japão

Yo Minna
Eu estava entediada até me enviarem uma pergunta que me deixou meio intrigada. Como é o sistema político japonês? Oque o difere do nosso?
Sim eu sou só uma garotinha de 14 anos que não me interesso nestes assuntos de política, mas eu pesquisei õ/
Sinto que isso vai virar aula de História/Geografia mas okay..
O Japão como todos sabem (ou não) é um país monarca, (o imperador é definido por laços de sangue), oque já difere ele do Brasil, mas o Imperador Akihito é só um símbolo, resumindo ele não tem poder relacionado ao governo.
Como no ocidente lá tem o poder executivo, legislativo e judiciário.

 Imperador Akihito

O regime parlamentar é democrático (Em outras palavras, democracia Parlamentar é o Governo feito pelo povo de maneira representativa, ou seja o povo escolhe representantes e estes em seu nome governam.) com seis grandes partidos políticos (No Brasil temos 30, registrados no Tribunal Superior Eleitoral).

Os três poderes:
Dieta do Japão.
Câmara dos Representantes do Japão.




  • No poder executivo o primeiro ministro (eleito pelo parlamento) nomeia o seu Gabinete, e cada ministro membro do Gabinete dirige um dos ministérios do governo. O Gabinete, presidido pelo primeiro ministro, é responsável pelo Poder Executivo.






  • No Japão o poder legislativo é controlado pela ''Dieta''. Dieta é um órgao parlamentar do país e é desse órgao que advém o chefe de governo no caso o Primeiro Ministro (a dieta é composta pela Câmara dos Deputados e Câmara dos Conselheiros.)


    • O poder Judiciário japonês é independente do poder executivo e do legislativo. O que fica responsável por controlar o poder judiciário é o Supremo Tribunal, composto por um presidente, catorze juízes e tribunais inferiores.
    Era isso então,.. quem não entendeu oque eu falei falei enviem perguntas ou sei lá.. eu fico feliz em ler seus comentário (Apelo emocional) Obrigado por enviar sua pergunta anonimo.. Ta aí sua explicação Haha ^^ (Se não era isso que procurava eu peço desculpas.. eu quase nunca me interesso por politicagem ><)
    Bye bye.. Mellorine...

    2 comentários:

    1. Você prefere o sistema politico japones ou brasileiro? Gostei do seu resumo sobre a politica japonesa!Meus parabéns!

      ResponderExcluir
    2. Bem mais o japonês lá eles tem uma administração melhor porque lá tem ministros só no que é realmente ter (Aqui temos ministro até pra ponta de lápis) consequentemente lá não tem desvio de dinheiro..Tem uma lista enorme de beneficios que aqui nós não temos.. E obrigado por gostar e elogiar ^^ animou minha vida .. sério mesmo

      ResponderExcluir